Citrus Industry – A produção de frutas cítricas da Flórida, nos Estados Unidos, pode ser significativamente afetada durante o calor neste verão do Hemisfério Norte. Altas temperaturas com pouca ou nenhuma chuva podem afetar o crescimento vegetativo das árvores, a frutificação e a qualidade dos frutos, diz Amir Rezazadeh, agente multi-condado de frutas e safras do Instituto de Ciências Agrárias e Alimentares da Universidade da Flórida (UF/IFAS).

O calor é um fator que pode causar uma desidratação significativa das árvores cítricas. “O estresse causado pelo calor e a alta temperatura, junto com o volume baixo de água, afetam os pomares de frutas cítricas”, diz Rezazadeh. “Normalmente, o estresse causado pelo calor vem com a seca ou falta de água.”

Para ajudar a proteger as árvores do estresse causado pelo calor, ele diz que é importante saber como são os sintomas das árvores. Folhas ondulando, folhas verdes caindo ou ficando amarelas e frutas caindo das árvores “são sinais de estresse causado pelo calor ou seca”, alerta Rezazadeh.

Uma estratégia de gestão que os produtores podem implementar é regar de manhã cedo. Isso reduz o potencial de perda de água devido à evaporação. Rezazadeh acrescenta que, no verão, as árvores recém-plantadas devem ser regadas com mais frequência do que as árvores mais velhas. “Eles não desenvolveram um sistema de raiz”, diz Rezazadeh. “Você precisa regar as árvores jovens mais do que as que estão amadurecendo.” Além disso, os cítricos plantados em solo arenoso precisam de mais água do que as árvores em solo pesado.

Leia mais em Citrus Industry