O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) aumentou em 500 mil caixas a sua penúltima previsão para a safra de laranja 2021/22 da Flórida. Com isso, a atual expectativa é de 40,7 milhões de caixas de laranja, ou seja, uma redução de aproximadamente 24% em relação a safra 2020/2021. Na Flórida, a atual safra de laranja já foi encerrada e o relatório final do USDA será divulgado na próxima semana. Analistas sugerem que a previsão será mantida ou terá uma variação de até 100.000 caixas.

Não há mais notícias sobre o impacto que a geada de fevereiro pode ter causado na produção da safra 2022/23. Analistas sugerem que haverá – de qualquer forma – algum impacto, mas ainda é muito cedo para fazer a avaliação. Um cenário provável é que as árvores terão menos frutos, mas todos de boa qualidade. Assim, caso a queda no número de frutas seja pequena, é possível que as lavouras acabem produzindo a mesma quantidade inicialmente prevista, ou seja, caso os pomares não tivessem sido acometidos por uma geada.

No sudoeste da Flórida, as condições de crescimento não são ideais pois os pomares ainda se encontram um pouco secos. O clima, no entanto, não é incomum para esta época do ano e apesar de terem ocorridos períodos chuvosos, até agora nenhuma grande tempestade ameaçou o estado da Flórida ou o México. Mesmo assim, produtores estão se mantendo alertas a uma tempestade tropical que está se dirigindo para a Costa Rica. Especialista não acreditam que que esta tempestade possa acabar se transformando em um furacão, portanto, não deve ser motivo para grandes preocupações.

A floração da Flórida para a safra 2022/23 foi boa. Os produtores começarão a despojar as árvores ainda este mês e, portanto, a indústria deve começar a ouvir mais sobre o tamanho da próxima safra até o final de julho. As expectativas atuais são de uma safra um pouco menor na próxima temporada.