Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) a produção de laranja pela União Europeia (UE) está projetada em 149,5 milhões de caixas de 40,8Kg, abaixo dos 159,3 milhões de caixas de 40,8Kg produzidas na safra 2020/21. O declínio produtivo foi impulsionado por quedas moderadas de produção na Espanha e na Itália, que juntas respondem por quase 80% da produção total de laranja da UE.

Além disso, outro fator que aponta para o início de um declínio na produção europeia de laranja é a área total plantada que nesta safra é de 255.252 hectares, 2% abaixo da área da temporada anterior. Após vários anos consecutivos de fraco desempenho econômico, os citricultores de toda a UE estão gradualmente migrando da laranja para culturas permanentes mais rentáveis, como o abacate ou o caqui.

Embora as laranjas representem a maior categoria cítrica produzida na UE, o bloco tem um déficit comercial significativo. A previsão do USDA é para que as importações de laranja da UE diminuam de 858 mil Toneladas em 2020/21 para 840 mil Toneladas em 2021/22, mesmo com a redução significativa na produção de fruta. Os principais mercados fornecedores de laranja para a UE são o Reino Unido, Canadá, Suíça, Noruega, Oriente Médio e Brasil.