Portal do Agronegócio – 27/03/2017 – Por meio do Aplique Bem parceiros reforçarão inspeção de pulverizadores e a valorização das boas práticas de uso de agroquímicos

A Arysta LifeScience e o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) firmaram parceria para reforço na inspeção de pulverizadores nas fazendas de citros. Esta iniciativa funcionará como uma extensão ao Programa Aplique Bem, parceria da Arysta com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que multiplica boas práticas, correta aplicação de agroquímicos e utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nas propriedades agrícolas.
O Fundecitrus selecionará produtores de todos os níveis (pequenos, médios e grandes) e o Programa Aplique Bem avaliará os equipamentos de pulverização nestas propriedades. A parceria visa validar o método de avaliação para turbopulverizadores. Trabalho semelhante já está sendo desenvolvido para a validação do método para pulverizadores de barras na cultura da cana-de-açúcar.
De acordo com Hamilton Ramos, pesquisador científico do IAC, a pulverização eficaz somente é possível pela junção de três fatores: bom pulverizador, boa regulagem e operação por um profissional capacitado. “Em 10 anos de realização, o Aplique Bem tem dado ênfase à regularem e à capacitação, trabalhando para a melhoria da qualidade das pulverizações. Agora, com a aprovação da ISO 16122, surge a possibilidade de se avaliar também a qualidade do pulverizados, a partir da análise da qualidade desses equipamentos em uso na agricultura brasileira”, ressalta Ramos.
A parceria Arysta e Fundecitrus busca a validação do método de análise e a criação e validação de um banco de dados para analisar a qualidade dos pulverizadores em uso na citricultura paulista, com base em normas internacionais. Na primeira fase do projeto, está prevista a avaliação de pelo menos 20 turbopulverizadores. “Uma vez desenvolvido o método de avaliação e o banco de dados, o Aplique Bem poderá não só melhorar seu atendimento aos produtores e também saberá os principais problemas 
encontrados”, explica a especialista de Stewardship da Arysta LifeScience, Cláudia Barros.
Neste sentido, a parceira também orientará os produtores rurais na escolha desse equipamento para diferentes tipos de cultura. “Há grande demanda de informações por parte dos produtores, que buscam assistência para escolher o equipamento certo para manejo e cultivo de citros. Nossa intenção é identificar os principais problemas, riscos e dificuldades do campo, auxiliando os agricultores na aplicação correta dos insumos de maneira mais eficiente e segura”, explica Marcelo Scapin, pesquisador cientifico da Fundecitrus.