Freshplaza – 07/03/2018 – Sistema usa corte cirúrgico nas plantas, para melhorar penetração de agroquímicos

Uma nova tecnologia que usa o laser cirúrgico pode ser a nova arma para combater o avanço do greening na Flórida. Pelo menos é o que acredita a Premier Citrus, empresa da região que está investindo no desenvolvimento de um sistema tecnológico que usa a “ablação a laser” nas plantas. A ablação a laser, desenvolvida pelo pesquisador de laser Greg Drouillard, tem sido usada em medicina cirúrgica há décadas. Isso envolve fazer pequenos entalhes nas árvores que são rapidamente seguidos por um spray químico anti-bacteriano. Os entalhes ajudam o produto químico a se espalhar mais rapidamente no floema, o sistema vascular da árvore, para matar as bactérias. “No momento, não há boas práticas ou soluções anti-greening”, diz Tom Jerkins, presidente da Premier Citrus. “Há alguns antibióticos de emergência aprovados no ano-a-ano, mas mesmo aqueles têm problemas para entrar na planta e tornar-se sistêmicos”.

Para desenvolver o sistema, a Premier se juntou à ApZ LLC para criar a Premier Citrus ApZ LLC. A ApZ é de Harold Browning, pesquisador da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento do Citrus e será quem desenvolverá a tecnologia, transferindo do laboratório para o campo. A Premier, que vem usando a ablação desde agosto e agora detém os direitos de propriedade intelectual da tecnologia, espera ter a ablação oferecida em disponibilidade limitada até o final de 2018 e ampla disponibilidade até 2020. Segundo Jerkins, em pouco tempo de uso da tecnologia, “já é possível perceber um aumento do movimento sistêmico de muitos compostos em nossos pomares”.

À medida que a tecnologia se desenvolve, a Premier acredita que os produtores precisarão comprar quantidades menores de substâncias químicas (e precisarão pulverizá-las com menos freqüência – aproximadamente seis a oito vezes por ano) devido ao eficiente sistema de distribuição. Existem também potenciais para outras aplicações de tecnologia, incluindo pulverizações nutricionais, pesticidas e muito mais. Mas o que ainda não está determinado é o custo para o produtor. “Esperamos que os custos dos produtores sejam sobre pulverização neutra ou convencional. Ainda não sabemos com certeza, mas esse é o objetivo “, diz Jerkins.