Chile teve aumentar suas exportações de frutas cítricas na safra 2020. De acordo com dados do Comitê de Citrus do Chile, a projeção é de que os embarques somem 8,6 milhões de caixas de 40,8 kg, um crescimento de 6% em relação a safra passada. O crescimento deve se dar principalmente com relação as tangerinas, cujo as vendas devem crescer 24%.

Segundo o presidente do Comitê, Juan Enrique Ortuzar, o crescimento se deve ao aumento das plantações nos últimos dez anos. “Segundo estimativas, os produtores plantaram mais de 600 hectares por ano e a área atual já ultrapassa 9.000 hectares, portanto a entrada na produção dos novos pomares se reflete no suprimento exportável”, afirmou.

 

A única fruta que destoa da projeção é a laranja, cujo os embarques estão estimados em 3 milhões de caixas, 13% menos ante a safra anterior. O Comitê explica ainda que as projeções, nesse momento, ainda não consideram as dificuldades logísticas impostas pelas medidas de controle da pandemia do Coronavírus. “Ainda é prematuro especular sobre o impacto que uma situação tão complexa como essa terá nas nossas vendas”, analisa Ortuzar.