Fresh Plaza – 02/07/2018 – Devido a tarifas de importações mais baixas, setor aumentou volume de exportações e receitas

Entre janeiro e início de junho de 2018, o Uruguai exportou 30.000 toneladas de mandarinas, laranjas e limões por 20 milhões de dólares, o equivalente a R$ 78 milhões.
No total 60% dos citrinos foram enviados para os Estados unidos, 20% para a União Europeia e os restantes para a Rússia, Brasil, Canadá, Emirados Árabes Unidos entre outros mercados.
Segundo o diretor de Serviços Agropecuários do Uruguai, Federico Montes, a abertura do mercado norte-americano de frutas cítricas uruguaias com preços mais altos e tarifas de importação mais baixas do que a União Europeia, permitiu ao setor aumentar seu volume de exportações e receitas. 
“A exportação de mandarinas para os Estados Unidos mostrou a importância da abertura desse mercado em 2010”, afirmou.
O mercado dos EUA oferece para o Uruguai maiores garantias, já que tem tarifas de importação zero e preços de venda mais altos, disse ele, acrescentando que o bloco europeu possuía uma tarifa de 16% sobre as variedades cítricas.
Federico contou ainda que o setor cítrico uruguaio produzia cerca de 280 a 300 mil toneladas de citros ao ano e alcançou exportações que somaram entre 80 e 100 milhões de dólares por ano.
Em relação às expectativas de crescimento do setor, Federico relata que o Uruguai deveria explorar alternativas na China. “A China manifestou interesse em adquirir laranjas de valência, produzidas em julho e agosto, de bom gosto e com menos sementes”, disse ele.
Também declarou que queria se aventurar em outros mercados complementares, como Filipinas, Indonésia, Índia, Vietnã e México.