Fresh Plaza – 23/07/2018 – Frutas foram enviadas para os Estados Unidos e Canadá

Segundo a Associação dos Exportadores de Frutas do Chile (ASOEX), o primeiro carregamento de mandarinas chilenas das variedades Murcott e Tango já foram enviadas ao Estados Unidos e Canadá.
A colheita de mandarinas chilenas se iniciou na semana 27 em alguns setores antigos próximo de Vicunã, região de Coquimbo. Na semana 28, o país embarcou cerca de 2,8 milhões de caixas de mandarinas, sendo 1,5 milhão de caixas destinadas à Costa Leste dos Estados Unidos e 514,7 mil caixas ao Canadá.
O volume de exportação chileno é 85% menor do que o mesmo período da safra anterior, principalmente porque na última temporada os embarques começaram duas semanas antes, devido às condições climáticas e temperaturas mais altas.
Nesta safra os produtores estimam produzir 2,4 milhões de caixas de 40,8 quilos de mandarinas, ou seja, 32% a mais que 1,8 milhão de caixas alcançadas em 2017.
Para o presidente do Comitê da Citros do Chile, Juan Enrique Ortuzar, “a porcentagem de crescimento permaneceu constante nas últimas 6 temporadas”, continuou, “Em 2012, exportamos 539 mil caixas de 40,8 quilos, e neste ano, esperamos exportar mais de 2,4 milhões de caixas, o que permitiria ao Chile consolidar-se como o principal fornecedor da categoria Easy Peelers na safra norte-americana. Nosso objetivo é continuar crescendo em um mercado em expansão e onde o consumo está aumentando constantemente”.
Já o gerente do Comitê, Monserrat Valenzuela, disse que a principal razão para este impulso no mercado de citros, foi a maior disponibilidade de água para irrigação devido à recuperação dos reservatórios nas áreas produtoras e ao aumento de plantios. “O setor de mandariam está crescendo porque essa fruta tem uma grande aceitação pelos consumidores, pois é um lanche conveniente, de tamanho adequado, que não tem sementes e é muito saudável”.