Fundecitrus – 10/09/2018 – Nova reestimativa do Fundecitrus prevê que safra atual seja de 273,34 milhões de caixas de laranja de 40,8 kg

O Fundecitrus divulgou nesta segunda-feira (10/09), a segunda Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) de laranja 2018/19 do parque comercial citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas Gerais que deve atingir 273,34 milhões de caixas de 40,8 quilos, uma redução de 5,19% em relação à estimativa publicada em maio.
O levantamento, feito em parceria com a Markestrat, FEA-RP/USP e FCAV/Unesp, apontou que “a queda da safra foi motivada por uma estiagem mais severa do que a prevista para os meses de maio a julho que provocou menor crescimento dos frutos”.
Ao todo cerca de 36% da atual safra foi colhida. Já nesse mesmo período da safra passada, a colheita era de 34%. Para o órgão uma das principias diferenças entre esses períodos é que a colheita atual avançou para as variedades tardias rapidamente, indicando um encerramento mais cedo da safra. No total, cerca de 15,37 milhões de caixas devem ser produzidas no Triângulo Mineiro. 
Até o mês de agosto, os frutos colhidos apresentaram peso médio abaixo do projetado em maio de 2018. As chuvas que ocorreram durante esse período estão diretamente ligadas ao desenvolvimento das frutas, afirma o comunicado. O tamanho médio dos frutos foi reestimado, passando de 256 frutos por caixa, previstos em maio, para 270 frutos por caixa. 
O acompanhamento realizado nos pomares mostra que a taxa de queda dos frutos está “se confirmando alta” nesta safra, o que permite manter a projeção de 17% em média considerando todas a variedades. 
Uma das premissas que havia embasado essa projeção era a perspectiva de agravamento da severidade do greening, comprovada pelo levantamento do Fundecitrus, publicado em agosto, onde mostra que a doença avançou para 18,15% dos laranjais de São Paulo e Triângulo/Sudoeste de Minas.