G1 Brasil – 17/09/2018 – Segundo dados do IBGE, só em 2017 o município do interior paulista produziu cerca de 565 mil toneladas de frutas

Segundo a pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada na quinta-feira (13/09), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Casa Branca, localizado no interior de São Paulo foi considerado o maior produtor de laranja do Brasil em 2017. A região produziu cerca de 13,8 milhões de caixas de 40,8 quilos, gerando um total de R$ 228,6 milhões.
Para chegar nesse resultado a PAM avalia a área plantada, a quantidade de frutas produzidas e o rendimento médio de 64 produtos agrícolas em todos os municípios do país. Para Rafael Fernandes de Oliveira, engenheiro agrônomo e gerente agrícola da Krauss Citros, a região de Casa Branca favorece na produção de laranja “a topografia é boa para a produção, o solo é fértil e há disponibilidade de água. Há muitas propriedades irrigadas”.
Dados do IBGE, destacam que a laranja é a principal fruta produzida pelo país. No ano passado a fruta somou R$ 8,5 bilhões à economia nacional, valor 2% superior ao ano de 2016. As regiões de São Paulo, Triângulo sudoeste de Minas Gerais e Bahia concentram 77,8% da área de laranja no país, com cerca de 631,7 mil hectares. São Paulo é o estado que possui maior área, com 402,9 mil hectares.
No estado paulista estão concentrados nove dos 10 maiores produtores de laranja do Brasil, são eles: Avaré, Angatuba, Botucatu, Buri, Casa Branca, Colômbia, Iaras, Itapetininga e Santa Cruz do Rio Pardo. Já a região que ocupa a 9ª posição é o município de Rio Real na Bahia.