AgriLife – 03/07/2019 – Serão realizados dois projetos de pesquisa em colaboração com o Sistema da Universidade da Califórnia para combater a praga que afeta pomares de todo o mundo

A agência de pesquisa agrícola e de ciências da vida do estado norte-americano do Texas, Texas A & M A AgriLife Research recebeu mais de US $ 1,7 milhão em financiamento do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), para dois projetos em colaboração com o Sistema da Universidade da Califórnia para combater o greening.
A doença que também é conhecida como Huanglongbing (HLB), já devastou plantações de frutas cítricas na Flórida, causando bilhões de dólares em perdas agrícolas e agora chegou ao Texas e à Califórnia.
O primeiro estudo será realizado em colaboração com a Universidade da Califórnia em Riverside e o segundo será com a Universidade da Califórnia em Davis.
Segundo o Dr. Kranthi Mandadi, professor assistente de pesquisa da AgriLife no departamento de fitopatologia e microbiologia do Texas, “está pesquisa colaborativa está abordando um problema que afeta os citricultores na Flórida, Texas, Califórnia e em todo o mundo”.
Ainda segundo Mandadi, “as perdas econômicas nos pomares citrícolas dos Estados Unidos têm sido enormes, incluindo a perda potencial de empregos e a atividade econômica associada. Há também impactos ambientais decorrentes das atuais medidas insustentáveis para manejar o esverdeamento dos citros. Esperamos que esses dois projetos criem soluções de curto e longo prazo na batalha contra o greening dos citros”.