Notícias Agrícolas – 10/07/2019 – Perspectiva é de que as grandes indústrias brasileiras de suco adotem estratégias para ampliar a competitividade no mercado europeu

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, aprovado no fim de junho, deve beneficiar as exportações de produtos agrícolas brasileiros, incluindo citros e suco de laranja. Com a isenção gradual de tarifas para comercialização entre os países pertencentes aos blocos, a perspectiva é de que as grandes indústrias brasileiras de suco adotem estratégias para ampliar a competitividade no mercado europeu (maior consumidor da commodity). Vale destacar, contudo, que o acordo comercial ainda precisa ser ratificado pelo parlamento dos países membros de ambos os blocos.
Conforme a CitrusBR (Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos), atualmente, as tarifas médias para a entrada do suco de laranja brasileiro no mercado europeu variam de 12% a 15% dependendo do produto. O novo acordo, por sua vez, prevê alterações que podem chegar a zero em até 10 anos (a partir da entrada em vigor).
Na safra 2017/18 (de julho/17 a junho/18), 60% da receita com as exportações brasileiras de suco de laranja correspondeu aos envios à União Europeia, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o equivalente a US$ 1,3 bilhão. Desse valor, mais de US$ 160 milhões são referentes a tarifas.
O acordo, portanto, poderia favorecer a participação e a competitividade do suco de laranja brasileiro no bloco, especialmente frente ao México, principal concorrente do Brasil e que já não tem tarifas nos envios à UE, segundo a CitrusBR. Ainda que a produção de suco do México seja equivalente a menos de 20% do total produzido pelo Brasil, o país concorrente está avançando nas exportações mundiais da commodity.
REFLEXOS – A redução gradual das tarifas sobre o suco de laranja brasileiro na Europa pode compensar, em parte, a perda da competitividade da commodity em relação a outros tipos de sucos e bebidas no bloco. A possível redução dos custos tarifários para os importadores pode estimular o uso do suco de laranja em blends e o lançamento de novas bebidas à base de laranja.
A tendência de queda do consumo de suco de laranja na Europa tem prejudicado a cadeia de suprimento do Brasil. Assim, uma redução no custo do suco concentrado de laranja por parte dos engarrafadores pode, portanto, revitalizar o uso dessa matéria-prima na indústria de sucos de frutas.