Portal Fresh Fruit – 21/08/2019 – País está confiante de que obterá acesso ao mercado norte-americano para laranjas e tangerinas no próximo ano
Uma delegação do Serviço de Inspeção de Saúde Animal e Vegetal dos Estados Unidos (APHIS), visitou recentemente o país para auditar os sistemas de produção e controle das exportações de frutas cítricas nas províncias de Entre Rios e Corrientes.
Em comunicado, José Carbonell, representante da Federação Argentina de Citrus (Federcitrus), disse ao Portal Fresh Fruit que é muito provável que os EUA permitirão em breve exportações de frutas cítricas doces. “Temos expectativas razoáveis de que poderemos entrar no mercado no próximo ano”, afirma Carbonell.
O desenvolvimento seguirá a decisão dos Estados Unidos de 2017 de permitir a importação de limão pela Argentina após um período de 17 anos. Carbonell afirma ainda que, “o fato de já terem conseguido a reabertura do mercado de limões torna as coisas mais simples”.
Ele disse que os volumes que a Argentina enviaria para os Estados Unidos dependeriam da quantidade e qualidade das frutas disponíveis para exportação, das condições do mercado e da demanda dos importadores dos EUA, entre outros aspectos.
“As coisas sempre vão devagar quando novos mercados abrem. Se você fizer tudo certo, o mercado começará a se abrir”, disse.
O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar (Senasa), explicou em um comunicado que a delegação realizou uma inspeção minuciosa. “A delegação dos Estados Unidos verificou os procedimentos de certificação e rastreabilidade implementados nos locais de produção, armazéns e portos de saída das frutas”.