IHS Markit – A indústria de suco de limão na Argentina pode contar com mais fruta para processamento em decorrência da melhoria da safra 2020-2021. As chuvas retornaram fazendo com que as plantas tivessem um novo florescimento, elevando a produção.

As exportações, no entanto, estão em níveis moderados, mesmo após a União Europeia ter levantado as restrições para a importação de limão da Argentina. O país também sofre com problemas logísticos que prejudicam o comércio exterior.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) havia previsto em novembro do ano passado que a safra de limão do país sul-americano seria de 24,5 milhões de caixas de 40,8 kg, das quis 17,9 milhões de caixas seriam destinadas ao processamento de suco de limão nas fábricas do país. O órgão norte-americano agora revisou esses números para uma safra total de 28,2 milhões de caixas, o que elevará a quantidade de fruta disponível para a indústria.

As exportações para a Europa preocupam o setor, que também teme que o aumento da safra reduza os preços do produto, especialmente em um momento no qual a safra de limão da Espanha também cresceu.

“Notamos que alguns de nossos clientes na Europa estão comprando substancialmente menos volume do que no ano anterior. Não sei se o consumo deles está tão baixo ou se eles estão especulando e esperando que os preços dos sucos caiam ainda mais. Mas a única coisa que vai acontecer é que eles podem acabar com pouco ou sem os volumes necessários”, diz uma fonte do setor.