Fundecitrus – Um estudo desenvolvido por pesquisadores do Fundecitrus e da Embrapa avaliou o efeito da cobertura do solo com filme plástico no crescimento vegetativo e na produção inicial de laranjeiras-doces no Estado de São Paulo. Os resultados demonstraram efeitos positivos da cobertura com filme plástico (mulching) até o terceiro ano de sua aplicação. De acordo com a pesquisa, houve um aumento médio de 27% do volume de copa e de 33% da produção média por planta em relação à área sem cobertura.

A cobertura do solo com plástico é uma prática utilizada para otimizar o desempenho agronômico de diferentes culturas. Seu uso diminui a amplitude térmica do solo e mantém a umidade, controla ervas daninhas e permite um uso mais eficiente de nutrientes aplicados no solo – fatores que, juntos, aumentam a produtividade em diferentes safras.

Além disso, ao mudar a quantidade e o tipo de luz refletida, pode afetar o crescimento da planta e também repelir ou desorientar pragas ou insetos vetores de hábitos diurnos. O uso de cobertura plástica metalizada em citros já foi capaz de reduzir em quase 50% o número de brotos infestados com o psilídeo, por exemplo.

Leia mais no site do Fundecitrus