Fresh Plaza – Na safra 2021, a Argentina já exportou aos Estados Unidos 1,8 milhão de caixas de 40,8 kg de limão, uma alta de 119% em relação às 822 mil caixas exportadas no ano passado. Os dados foram divulgados pelo Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina.

“A campanha ainda está chegando ao fim e ainda não temos os números finais das exportações de derivados. No entanto, nossas projeções indicam que o volume exportado chega a cerca de US$ 70 milhões. No ano passado, o resultado ficou em cerca de US$ 30 milhões”, diz Pablo Padilla, presidente da Associação dos Citricultores do Noroeste Argentino (Acnoa).

Segundo o setor, este ano o limão argentino conseguiu ganhar espaço no mercado norte-americano graças à confluência de diversos fatores. “Houve escassez de frutas na Califórnia, alguns atrasos no carregamento do Chile e uma queda na produção no México devido a fortes geadas. Tudo isso deu mais espaço para o limão argentino”, explicou Padilha.

Este é o terceiro ano que a Argentina exporta limões para os Estados Unidos após a reabertura desse mercado. A Argentina exportou limões para os país até 2001, quando uma decisão judicial deixou o produto fora do mercado em meio a pressões de produtores californianos. O mercado foi reaberto em dezembro de 2016, mas só ficou operacional em agosto de 2017.

Leia mais em Fresh Plaza