Citrus Research and Development Foundation (CRDF) deu início a um projeto de pesquisa que irá identificar em mudas de laranja as características necessárias para que produtores consigam aumentar a viabilidade das árvores de seus pomares. A iniciativa surge tendo como incentivo ao combate à doença do greening (HLB), que há mais de uma década ameaça pomares ao redor do mundo.

A pesquisa de campo comandada pela entidade será realizada na Flórida e contará com três locais de testes de aproximadamente 24 acres, sendo que um deles já foi definido e estará localizado na costa leste. O Centro de pesquisa, no entanto, também contará com o apoio de produtores associados.

Inicialmente serão utilizados 16 porta-enxertos previamente escolhidos com base em seus desempenhos em testes realizado em campo. As árvores serão fornecidas gratuitamente pela CRDF aos produtores que optarem por integrar a fase de testes. Além disso, o centro de pesquisas americano também irá fornecer suplemento para plantio, além de arcar com os custos do estabelecimento durante o primeiro ano e outros materiais necessários.

Os pesquisadores manterão acesso regular aos testes para realizar avaliações, amostragem de tecidos e solo das plantas, classificação de copa das árvores e avaliação de rendimento quando as árvores atingirem a idade de produção. Além disso, o CRDF irá planejar anualmente um dia em campo em cada local para divulgar os dados, que também serão compartilhados no site da Fundação.

Nest primeira fase da pesquisa, os produtores associados serão responsáveis pela aplicação uniformemente dos insumos de produção, uma dedicação que será desde o estabelecimento das árvores até estas se tornarem produtivas. As práticas de produção deverão estar em conformidade com as recomendações feitas pela UF/IFAS (University of Florida Institute of Food and Agricultural Sciences) para irrigação, drenagem, fertilização e controle de pragas.