USDA – Relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) prevê que a produção global de citros na safra 2020/2021 chegue a 2,4 bilhões de caixas de 40,8 kg equivalente, uma alta de 4%. A previsão está no documento “Citrus: World Markets and Trade”. As laranjas respondem pela metade da produção total, seguida por tangerinas, limões, limas e toranja. A produção mundial de laranja poderá ter acréscimo de 61,2 milhões de caixas, somando um total de 1,19 bilhão de caixas.

As exportações globais são estimadas em 269 milhões de caixas com as laranjas representando mais de 40% e tangerinas, 30%. As exportações são impulsionadas por tangerinas e mandarinas da China, África do Sul e Turquia e, em menor grau, maiores exportações de limão do México, África do Sul e Turquia.

A África do Sul é o maior exportador, seguida pela Turquia e Egito. As exportações de citros dos EUA estão caindo, principalmente, devido à redução das exportações de laranja.  Os Estados Unidos são o sétimo maior exportador e as remessas diminuíram para todas as mercadorias, exceto tangerinas e mandarinas, que são as únicas commodities do país com produção crescente.

Produção de laranja – A produção de laranja da China é projetada em 183,8 milhões de caixas em razão do clima favorável. O consumo está estável e as importações diminuíram. No entanto, estima-se que as exportações mais do que dobrem à medida que a logística melhorou e a demanda se recuperou nos principais mercados de exportação, como Malásia, Filipinas e Vietnã.

O USDA estima que a produção dos EUA tenha queda de 12%, somando 102,9 milhões de caixas. A produção tem tendência de queda há anos devido ao greening dos cítricos, com produção inferior a um terço do que era há 20 anos. Além disso, a área caiu quase 40%. Consumo, exportação e frutas para processamento são menores com a queda na oferta.

A produção da União Europeia deve aumentar 5% para 159,3 milhões de caixas devido ao clima favorável e um aumento na área colhida. O consumo de produtos frescos está estável, enquanto as laranjas para processamento e exportação estão em alta devido ao aumento da oferta. As importações são projetadas para baixo com o aumento da produção.

Leia o relatório completo da USDA