Citrus Industry  – O Instituto de Ciências Agrícolas e Alimentares da Universidade da Flórida (UF/IFAS) reafirma sua parceria com os produtores do Estado. Os pesquisadores têm realizado estudos científicos em pomares pertencentes a produtores em todo o Estado há décadas, relação esta que será mantida. Michael Rogers, diretor do Centro de Pesquisa e Educação em Citros da UF / IFAS em Lake Alfred, refere-se a essas relações pesquisador-produtor como “parcerias” que “são extremamente importantes”.

Os pesquisadores aprenderam muito sobre o greening logo depois que foi descoberto na Flórida, em 2005. Agora, diz Rogers, os pesquisadores estão adotando práticas de combater a doença, tornando-as mais eficientes. “Para podermos ajustar as coisas, realmente precisamos dessa parceria com os produtores”, acrescenta Rogers. “No campo, eles (produtores) estão conversando com a gente; eles estão observando o que fazemos. E recebemos muitos comentários. E é um feedback realmente prático. A perspectiva do mundo real que os produtores nos fornecem, que realmente nos ajuda no fornecimento de soluções práticas para o greening e outras questões.”

Rogers diz que os produtores apresentam ideias nas quais os pesquisadores nunca pensaram. “Às vezes é a observação inesperada no campo que leva a um grande avanço. Eles (os produtores) estão lá todos os dias, caminhando pela plantação, vendo o que está acontecendo.” O pesquisador, por outro lado, apenas “entra e sai do bosque”, diz Rogers.

Leia mais no site da Citrus Industry