FrutNet – Nova tarifa de importação do Reino Unidos pode inviabilizar a exportação de citrus da Espanha

O Comitê de Gerenciamento de Citrinos (CGC), o grupo que reuúne alguns dos maiores exportadores privados da Espanha, alertou que as exportações para o Reino Unidos, quarto maior mercado do fruto espanhol, podem estar ameaçadas casos os ingleses não conseguissem um acordo com a União Europeia sobre sua futura política comercial.

O problema está no regime tarifário pós-Brexit, estabelecido pelo Reino Unido, que determina uma tarifa de 16% para importações de citrus e de 3,2% para laranjas. De acordo com o CGC, esse modelo tira a competitividade dos frutos espanhóis, já que o Reino Unido assinou acordos preferenciais com a África do Sul, Israel, Marrocos e Turquia, permitindo que eles exportem para o Reino Unido com uma tarifa de 0%.

Fontes do Reino Unido confirmaram à Fruitnet que já existe um acordo comercial assinado entre o Reino Unido e Marrocos que entra em vigor em 1 de janeiro de 2021. No entanto, as negociações com o Egito ainda estão em andamento.

Como parte da União Aduaneira com a UE, o futuro relacionamento comercial do Reino Unido com a Turquia será influenciado pelo resultado do acordo que o Reino Unido alcançar com a UE.

O Reino Unido é o quarto maior cliente da Espanha em citros, importando aproximadamente 7 milhões de caixas de 40,8kg por ano.