Florida Citrus – O suco de laranja 100% pode estar associado à redução do colesterol e da sensibilidade à insulina. É o que aponta um estudo publicado na revista Phytotherapy Research, no qual participaram pesquisadores do Shahid Sadoughi University of Medical Sciences e do Hormozgan University of Medical Sciences, duas instituições do Irã.

O estudo examinou vários ensaios clínicos randomizados publicados anteriormente relacionados ao suco de laranja 100% e fatores de risco cardiovascular. A análise foi abrangente e incluiu 15 ensaios clínicos com um total de 639 participantes. Vários fatores de risco foram examinados, incluindo peso corporal, índice de massa corporal, pressão arterial, lipídios no sangue, inflamação e controle glicêmico.

A meta-análise revelou que a ingestão de suco de laranja 100% não teve efeito significativo nas medidas corporais, como peso, circunferência da cintura e índice de massa corporal. Os dados da análise revelaram que a ingestão de suco de laranja 100% foi associada à redução do colesterol total em estudos que duraram pelo menos oito semanas. Ele também mostrou uma redução da sensibilidade à insulina em estudos de participantes saudáveis ​que duraram pelo menos oito semanas. A análise não encontrou efeitos significativos do suco de laranja 100% nos marcadores inflamatórios ou na pressão arterial.

“Esta meta-análise mostra que o consumo diário de suco de laranja 100% como parte da dieta regular pode ter alguns efeitos positivos no colesterol total e na sensibilidade à insulina”, diz a Dra. Rosa Walsh, diretora de pesquisa científica do Departamento de Citrus da Flórida, nos Estados Unidos. “No entanto, essas análises apontam consistentemente a necessidade de mais pesquisas e estudos mais bem elaborados para que possamos tirar conclusões mais definitivas sobre o papel do suco de laranja 100% em várias condições de saúde.”

Leia mais no site da Florida Citrus