Florida Citrus – Estudo publicado no European Juournal of Nutritition mostra que hesperdina do suco pode contribuir para reduzir pressão arterial

Um novo estudo realizado por pesquisadores do Eurecat, Centro Tecnológico da Catalunha, em Reus, Espanha, financiado pelo Departamento de Citrinos da Flórida e publicado no renomado periódico cientifico,  European Journal of Nutrition concluiu que o consumo de suco de laranja 100% e o suco de laranja fortificado com hesperidina (um flavonóide encontrado quase exclusivamente em citros), reduziu significativamente a pressão arterial em adultos diagnosticados com hipertensão pré ou estágio 1.

A pesquisa avaliou por 12 semanas, 159 adultos com idades entre 18 e 65 anos que beberam 500 ml por dia de suco de laranja 100%, suco de laranja 100% enriquecido com hesperidina adicionada ou uma bebida de controle com as mesmas calorias, teor de vitamina C e ácido cítrico do suco de laranja. No final, o estudo avaliou que a ingestão de suco de laranja ou suco de laranja enriquecido com hesperidina resultou em reduções significativas na pressão arterial sistólica em comparação à linha de base e à bebida controle.

 Os pesquisadores mediram a pressão arterial sistólica e diastólica, a pressão de pulso (uma medida da rigidez arterial), a homocisteína no sangue e o ácido úrico, além de vários marcadores inflamatórios no início, no final e no decorrer do estudo. Os pesquisadores também investigaram os efeitos a curto prazo de uma dose única de suco de laranja na pressão sanguínea e em outros resultados.

No final do estudo, houve também uma diminuição significativa na pressão de pulso e na expressão de dois genes associados à pressão arterial, em comparação à linha de base no grupo de suco de laranja enriquecido com hesperidina. Maiores mudanças foram observadas com o JO enriquecido, sugerindo um efeito dose-resposta com a hesperidina.  “Este estudo sugere que 100% de suco de laranja pode ser uma adição valiosa à dieta para ajudar a reduzir a pressão sanguínea em adultos diagnosticados com hipertensão pré ou estágio 1. Os benefícios positivos do suco de laranja a 100% podem ser atribuídos à hesperidina, encontrada quase exclusivamente em suco de laranja e laranjas ”, disse a Dra. Rosa Walsh, diretora de pesquisa científica do Departamento de Citrus da Flórida.