Florida Citrus – Um novo estudo sugere que a substituição de bebidas contendo açúcares por suco 100% de frutas na dieta pode reduzir os riscos à saúde de doenças cardiovasculares, incluindo diabetes tipo 2 e doença coronariana. O trabalho foi realizado por pesquisadores da Holanda de instituições como Centro de Nutrição, Prevenção e Serviços de Saúde, Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente, Universidade de Ciências Aplicadas de Haia e Universidade de Utrecht.

Os pesquisadores realizaram uma análise simulando a substituição de sumos de fruta 100% para frutas e bebidas adoçadas com açúcar em mais de 34 mil participantes holandeses na faixa etária de 20 a 70 anos. Os resultados, publicados no jornal Nutrição e Saúde Pública, devem apoiar a investigação e hipóteses que sugerem que substituindo bebidas adoçadas com açúcar pelo suco de fruta estaria associado a um menor risco cardiometabólico.

Quando mais de três quartos das bebidas adoçadas com açúcar na dieta foram substituídas por suco de fruta 100%, os pesquisadores descobriram que o risco de diabetes foi reduzido em 17%. Uma análise de substituição semelhante descobriu que o risco de doença cardíaca coronária foi reduzido em 12%.

Substituir o suco de fruta puro por fruta inteira não resultou em nenhuma mudança nos riscos. Esses cálculos foram feitos considerando outros fatores, como idade, sexo, nível educacional, atividade física, tabagismo, história familiar de diabetes, índice de dieta saudável, álcool, café, ingestão de frutas, índice de massa corporal e circunferência da cintura.

“O suco de fruta 100% é frequentemente equiparado a bebidas adoçadas com açúcar por causa do teor de açúcar semelhante, mas este estudo sugere que seus efeitos sobre o diabetes e o risco de doenças cardíacas podem ser muito diferentes”, diz Gail Rampersaud, nutricionista do Departamento de Citrus da Flórida, nos Estados Unidos.

Leia mais em Florida Citrus