Reestimativa aponta que a produção segue dentro do esperado


[FUNDECITRUS] – Nesta segunda-feira (12), o Fundecitrus divulga a segunda reestimativa da safra de laranja 2022/23 do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, principal região produtora de laranja do mundo, que deverá ser de 314,11 milhões de caixas de 40,8 kg.

Esse valor mostra que a safra segue dentro do esperado em relação à estimativa publicada em setembro deste ano, apenas com um aumento de 20 mil caixas, o que corresponde a 0,01%. Por ser um crescimento pouco expressivo, fica mantida a quebra de safra apresentada na reestimativa anterior, de 0,9% em relação à expectativa inicial,
em função do volume de chuvas abaixo da média histórica.

De acordo com o coordenador da Pesquisa de Estimativa de Safra (PES) do Fundecitrus, Vinícius Trombin, essa pequena alteração foi influenciada pela variação das condições climáticas. “O volume de chuvas está mais baixo e sua ocorrência foi em pontos mais isolados, ficando desuniforme até mesmo entre municípios vizinhos. O regime de chuvas também está associado, principalmente, à influência do fenômeno La Niña que, desde maio, permanece com intensidade moderada”, avalia Trombin.

O especialista ainda explica que, do mês atual até o encerramento da safra, as chuvas normalmente são mais volumosas, o que contribui para o crescimento das laranjas. “Por outro lado, durante o verão, elas geralmente ocorrerem em forma de temporais, com pancadas de chuva e ventos fortes, que acentuam a queda prematura de frutos”, diz.

Taxa de queda e peso dos frutos

O peso médio dos frutos foi revisado para 260 frutos por caixa (157 gramas por frutos), diferente do projetado em setembro, de 261 frutos por caixa (156 gramas por fruto).

A projeção da taxa de queda de frutos aumentou de 19,80% para 20,10%, em média, entre todas as variedades. A Pesquisa de Estimativa de Safra é realizada pelo Fundecitrus em parceria com a Markestrat, FEARP/USP e FCAV/Unesp. A terceira reestimativa da safra será divulgada em 10 de fevereiro de 2023.

O relatório completo está disponível em: https://www.fundecitrus.com.br/pdf/pes_relatorios/1222_Reestimativa_da_Safra_de_Laranja.pdf

English version:
https://www.fundecitrus.com.br/pdf/pes_relatorios/1222_Orange_Crop_Forecast_Update.pdf