IHS Markit – A primeira estimativa de safra de limão para o período de 2021/2022 da Ailimpo, a associação comercial de citros da Espanha, é de produção de 25,3 milhões de caixas de 40,8 kg, uma queda de 23% em relação à safra 2020/21, quando foi registrado um recorde de produção de 32,8 milhões de caixas. Essa redução poderá restaurar o equilíbrio do mercado, cujos preços haviam caído devido à alta quantidade de limão ofertado na safra anterior.

A Ailimpo espera que mais frutas cheguem ao mercado in natura e menos (cerca de um quarto da safra) para processamento, de modo que os preços do suco de limão devem se firmar no próximo ano. A associação avalia que a menor safra esperada se deve às condições climáticas adversas em 2021, com episódios de frio, vento e excesso de chuva que afetaram a floração e a frutificação em algumas áreas de produção.

A entidade espanhola também considera o efeito da entrada progressiva em produção de novos pomares, com 5,4 milhões de limoeiros plantados nos últimos seis anos, que sem dúvida influenciará os volumes das próximas safras. A Espanha também está aumentando drasticamente sua produção de limão orgânico.

O início da temporada em setembro pode ser beneficiado pelo fim das exportações de produtos frescos do hemisfério sul (principalmente da Argentina) e pela temporada de limão da Turquia, que deve retornar aos volumes normais de safra.