Fresh Plaza – A Espanha deve produzir 164,4 milhões de caixas de 40,8 kg de citrus na safra 2021-2022, uma queda de até 8% em relação à safra anterior. A estimativa foi divulgada no dia 15 de setembro pelo Ministério da Agricultura do país. Se confirmada essa projeção, o resultado também será 2,1% menor que a média dos últimos cinco anos.

A maior queda em termos absolutos ocorrerá nos cítricos pequenos, e em termos percentuais no limão, que foram os tipos de citros que tiveram o maior aumento de produção na safra passada. Já a toranja crescerá significativamente, enquanto o volume de laranja se manterá estável.

O país vai produzir 86 milhões de caixas de laranja, o que responderá por 52,4% da produção total de citros, e 73% da laranja produzida corresponderá ao grupo Navel. A produção de pequenas frutas cítricas chegará a 51 milhões de caixas, respondendo por 31% do total. 51% dos pequenos cítricos produzidos serão clementinas.

Segundo previsão do ministério, o país colherá 24,7 milhões de caixas de limão (15% da produção total) e 2 milhões de caixas (1,25%). Além disso, a Espanha produzirá 274 mil caixas de outras frutas cítricas (incluindo laranja amarga), que responderão por 0,17% de toda a produção cítrica.

Leia mais em Fresh Plaza