Os senadores dos EUA Marco Rubio e Rick Scott, da Flórida, apresentaram na semana passa a Lei de Defesa da Produção de Suco de Laranja Doméstico. A legislação visa orientar a Food and Drug Administration (FDA) na redução do nível Brix exigido de suco de laranja pasteurizado não concentrado, passando de 10,5° para 10° Brix. “Forçar a indústria de suco de laranja a importar e misturar suco de laranjas estrangeiras para atender a um padrão arbitrário da FDA significaria o fim do suco de laranja da Flórida”, disse Rubio.

Segundo o senador, essa lei proporcionará alívio aos produtores e processadores de frutas cítricas da Flórida que, devido a doenças e furacões, veem enfrentando inúmero desafios. Para Rick Scott, a legislação proposta “altera cuidadosamente os padrões cítricos, mantém o suco de laranja saudável da Flórida nas prateleiras e atende às necessidades dos produtores de cítricos”.

O projeto de lei apresentado é resultado de uma reivindicação feita por representantes da Citrus Mutual, entidade que reúne citricultores do estado da Flórida. No final do mês de maio, houve uma reunião com membros do FDA para solicitar que o órgão avaliasse a redução do nível de Brix para o suco de laranja. O pedido, inicialmente feito pelos produtores, solicitava que fossem revistos os índices mínimos de Brix, ou seja, exatamente o proposto pela Lei de Defesa da Produção de Suco de Laranja Doméstico apresentada essa semana pelos senadores americanos Marco Rubio e Rick Scott.