De acordo com o Citrus World Statistics, publicação lançada recentemente pela World Citrus Organization (WCO), a produção mundial de citros é de aproximadamente 3,8 bilhões de caixas de 40,8Kg, sendo China, Brasil, Índia e México os principais países produtores em 2021.

O relatório aponta que 51% dos citros são produzidos na Ásia, 52% das exportações de citros – algo entorno de 176,4 milhões de caixas de 40,8Kg – têm origem da região do Mediterrâneo. Sendo que a maior parte das exportações são oriundas da Espanha, África do Sul, Turquia e Egito.

A publicação mostra que as importações estão relativamente estáveis, com os principais mercados importadores ainda sendo dominados pela Europa, Reino Unido, Noruega e Suíça. Escandinávia, França e Alemanha tiveram o maior consumo per capita de cítricos em 2021.

O relatório da WCO tem como principal objetivo aumentar o intercâmbio de informações no setor cítrico e foi compilada pelo CIRAD, cobrindo dados cítricos globais dos períodos do verão de 2021 até o inverno de 2021/2022.