As exportações globais chinesas de suco de maçã concentrado, de janeiro a agosto deste ano, cresceram 18% em volume quando comparadas ao mesmo período do ano anterior, totalizando 302 mil toneladas. As exportações para os Estados Unidos (EUA) durante esse período totalizaram 100 mil toneladas, quase o dobro em relação ao ano passado, mas em linha com as exportações de 2020.

Já os embarques para a África do Sul totalizaram 46 mil toneladas, um aumento de 25% em relação ao volume exportado no mesmo período do ano passado e o maior volume registrado até o momento. Os embarques para a Turquia atingiram 32 mil toneladas, 11,5% a mais que no ano anterior e que também devem atingir um recorde este ano. Enquanto isso, as exportações chinesas de suco de maçã concentrado para a Europa a partir de agosto deste ano estão em torno de 63 mil toneladas, ou seja, no mesmo patamar dos anos anteriores.

Polônia

As exportações globais polonesas de concentrado de suco de maçã de janeiro a julho deste ano totalizaram 162 mil toneladas, um aumento de 56% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Só no primeiro trimestre foram embarcadas cerca de 66 mil toneladas e outras 72 mil toneladas no segundo trimestre.

Os embarques do período para seu maior mercado, a Alemanha, atingiram 52 mil toneladas, 12% maior que no ano anterior, seguido por 24,6 mil toneladas enviadas para o Reino Unido, aumento de 68%. A Holanda cresceu 44% em comparação ao período passado, atingindo o patamar das 21 mil toneladas, enquanto a Áustria e os EUA exportaram, respectivamente, 16 mil toneladas e 12,3 mil toneladas, o que corresponde a um crescimento significativo em comparação com volumes insignificantes exportados para o mesmo período do ano passado.

Outros países

As exportações ucranianas de suco concentrado de maçã de janeiro a agosto deste ano totalizaram 58 mil toneladas, um aumento de 165% em volume. Já as exportações turcas totalizaram 127 mil toneladas, um aumento de 21% em comparação ao mesmo período do ano anterior.