Esse ano tem sido uma temporada desafiadora para as laranjas egípcias. De acordo com a Dra. Esraa Assaf, gerente de exportação e logística da Nile Establishment for International Trade, o início das laranjas de umbigo veio com demanda e preços instáveis, enquanto as exportações do tipo Valencia do país são incertezas devido à guerra na Ucrânia.

“O conflito afetou fortemente a exportação egípcia de Valência. O Egito foi o maior exportador de laranja no ano passado e exportou quase 1,8 milhão de toneladas. Até agora, podemos dizer que esta temporada não se compara à anterior. Há uma série de fatores que contribuem negativamente para esta temporada, combinados com menor demanda e sem bons preços. As laranjas egípcias perderam a Rússia como maior importador, sem reposição em termos de tamanhos e padrões de qualidade solicitados. No geral, a demanda tem sido bastante lenta, eu diria que estamos olhando para uma demanda 40% menor do que no ano passado.”

Dr. Assaf afirma que os egípcios têm lidado com custos mais altos, assim como o resto do mundo: “Houve muitos desafios nesta temporada, e cada mercado parece ter suas próprias dificuldades. Os fretes marítimos aumentaram em relação à temporada passada, juntamente com um aumento nos custos de materiais de embalagem, o que afetou o custo total do produto. Dado o fato de haver uma diferença de preços para vários mercados, tem sido difícil competir em certas regiões.”