IHS Markit – A expectativa na Tailândia em outubro é colher entre 90 mil e 100 mil toneladas de abacaxi para serem processados pela indústria de suco e de conserva, apurou o IHS Markit nesta semana com fontes locais.

De janeiro a outubro, a expectativa é a de que a produção some 850 mil toneladas, um aumento de 33% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar da alta, a seca influenciou esse resultado, que deverá ficar abaixo da média de 1,2 milhão de toneladas colhidas no mesmo período entre os anos de 2009 e 2018.

A safra de inverno no país está em pleno andamento, mas enfrenta falta de mão de obra em decorrência da pandemia de Covid-19 que provocou diversas quarentenas. Por enquanto, a indústria não está trabalhando à plena capacidade, em razão desses problemas de força de trabalho.

De acordo com as últimas atualizações de dados até 20 de outubro, há ainda problemas de transporte, que não limitam apenas o aumento da produção, mas também o escoamento dos estoques a serem embarcados.