Florida Citrus – Um novo estudo sugere que o suco de laranja 100% tem potencial para ajudar a combater a inflamação e o estresse oxidativo em adultos, abrindo caminho para novas pesquisas sobre o assunto. O trabalho consiste em uma revisão de estudos publicados sobre o tema, e foi conduzido por pesquisadores do Think Healthy Group, Tufts University e George Mason University. A revisão foi publicada na revista Advances in Nutrition e recebeu apoio financeiro do Departamento de Citrus da Flórida (FDOC, na sigla em inglês).

Embora limitado em escopo, o estudo indica que beber suco de laranja 100% reduz significativamente a interleucina 6, um marcador bem estabelecido de inflamação, tanto em adultos saudáveis ​​quanto em adultos de com alto risco de doença. Dois marcadores adicionais de estresse oxidativo e inflamatório também foram reduzidos; entretanto, os resultados não alcançaram significância estatística.

As descobertas deste estudo harmonizam-se com uma revisão financiada pelo FDOC publicada anteriormente que relatou efeitos benéficos da hesperidina, o principal composto bioativo encontrado em laranjas e suco de laranja 100%, em reduzir alguns marcadores de inflamação e estresse oxidativo. A inflamação crônica pode desempenhar um papel fundamental na causa ou no avanço de algumas doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas e diabetes.

“Sabemos que o suco de laranja 100% contém uma série de nutrientes, como a vitamina C, bem como compostos bioativos benéficos que têm o potencial de reduzir a inflamação e o estresse oxidativo”, disse Gail Rampersaud, nutricionista do Departamento de Citrus da Flórida. “Esta revisão nos diz que alguns estudos encontram benefícios com o suco de laranja 100%, mas precisamos de mais dados e grandes estudos bem desenhados para tirar conclusões mais definitivas. Esta análise é especialmente útil, pois planejamos pesquisas futuras relacionadas ao suco de laranja. ”

A análise consistiu em três partes: uma revisão qualitativa do escopo de 21 estudos com um total de 307 adultos saudáveis ​​e 327 adultos em risco de doença; uma revisão sistemática de um subconjunto de 16 estudos que mediram os seis biomarcadores mais relatados relacionados à inflamação e estresse oxidativo no corpo; e 10 estudos que tinham dados suficientes para realizar uma meta-análise. Os pesquisadores também examinaram a qualidade geral e o viés potencial nos estudos.

Leia mais em Florida Citrus