🌳🇧🇷 SAFRA BRASILEIRA COM PROJEÇÃO DE QUEDA
O Fundecitrus divulgou no último dia 10 de fevereiro a reestimativa da safra 2021/22 de laranja no Cinturão Citrícola de São Paulo e Triângulo Mineiro, mantendo a projeção para 264,14 milhões de caixas. Caso o número se mantenha, representará uma redução de 10,21% em relação a projeção inicial de maio e queda de 1,67% ante o volume da safra 2020/21.

CLIMA AFETA FRUTOS

De acordo com levantamento, o resultado deve-se a seca atípica e as temperaturas mais amenas observadas nesta safra. O clima também afetou o tamanho dos frutos, que estão, aproximadamente, 16% menor do que o das últimas cinco safras.

🇪🇺🍋 LIMÃO EM QUEDA NA UNIÃO EUROPÉIA
A produção de limão da União Europeia (UE) deverá ter queda de quase 9% na safra 2021/22, segundo levantamento USDA. A produção deve somar 38,4 milhões de caixas de 40,8kg equivalentes da fruta nesta temporada.

🇪🇨🍍 EQUADOR FATURA ALTO COM ABACAXI
Entre janeiro e novembro de 2021, as exportações equatorianas de abacaxi atingiram US$ 46 milhões, segundo registros da Federação Equatoriana de Exportadores (Fedexpor), alta de 22% em comparação ao mesmo período de 2020. Esses números posicionam o Equador como o principal exportador de abacaxi da América do Sul e oitavo fornecedor mundial da fruta.

🇪🇸 CITRUS DA ESPANHA TAMBÉM DESACELERAM
A Espanha deve produzir 164,4 milhões de caixas de 40,8 kg de citrus na safra 2021-2022, uma queda de até 8% em relação à safra anterior, segundo o Ministério da Agricultura do país. Se confirmada essa projeção, o resultado será 2,1% menor que a média dos últimos cinco anos.

🍊🥶 FRIO AFETA LARANJAS DOS EUA
Produtores de laranja da Flórida estão em alerta por conta das fortes geadas nas regiões produtores. O clima frio deve afetar outras regiões produtoras como Califórnia e Texas. A projeção é que a produção total de laranjas nos EUA registre queda de 11% em relação ao ano anterior, e 25% em relação a dois anos atrás nos EUA

🔎 TODOS CONTRA O GREENING
Diante da alta na incidência de greening no Cinturão Citrícola, o Fundecitrus iniciou uma campanha de conscientização chamada “Todos contra o greening”, indicando uma série de cuidados que os produtores devem adotar para evitar a propagação da doença. Levantamento realizado em 2021 pelo Fundecitrus mostrou que o greening atingiu seu maior índice médio, 22,37% de incidências críticas nas regiões.