O resumo quinzenal com as notícias mais importantes do mercado mundial de bebidas

🍊🇧🇷 MAIS SUCO, MENOS IMPOSTO
Após dois anos de discussões e análises, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a redução do Imposto ICMS que incide sobre o suco de laranja, passando de 13,2% para 3%.

TODOS PELO SUCO
O pleito teve início ainda na gestão de Gustavo Junqueira na Secretária de Agricultura, quando foi constituída a Câmara Setorial do Suco. Na Câmara, o pleito foi finalizado e encaminhado a InvestSP, onde foi analisado e encaminhado pelo então presidente Wilson de Mello e o processo, dentro da estrutura de governo, conduzido pelo vice-governador e Secretário de Governo, Rodrigo Garcia, e apoio do secretário de Agricultura, Itamar Borges.

📈 MERCADO IMPULSIONADO
Um estudo realizado pela CitrusBR aponta que a medida tem potencial para gerar uma demanda adicional de aproximadamente 50 milhões de caixas que podem ser convertidas para produção de suco, o que deve gerar empregos e renda no campo.

🛒🍹 SUCO DE LARANJA RECUA NO VAREJO DOS ESTADOS UNIDOS
As vendas de suco de laranja no varejo americano recuaram 1,8% nas quatro semanas encerradas em 11 de setembro ante o mesmo o período do ano passado, e somaram 120,33 milhões de litros. Os dados foram divulgados pela Nielsen. Em receitas, as vendas somaram US$ 241 milhões, alta de 3,3%.

🌪️ PREÇOS ALTOS COM FURAÇÃO
O crescimento na receita foi impulsionado pela alta no preço do galão, que chegou a US$ 7,60 um dos maiores patamares da série histórica, causado pelo temor de furacões que podem atingir a Flórida.

✔️ …SOBE DE UM LADO, DESCE DO OUTRO
O resultado total foi influenciado pelo desempenho diverso na venda de sucos: as vendas de suco não concentrado (NFC) encerraram o período com 72,83 milhões de litros, alta de 1,1%; os volumes de suco concentrado (FCOJ ) caíram 7%, com volumes de 39,15 milhões de litros.

🇺🇸 PRODUÇÃO DE CITRUS EM QUEDA NOS EUA
O Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA / NASS) informou que a produção total do país foi de 169,1 milhões de caixas de 40,8 kg de frutas cítricas na temporada 2020-2021, uma queda de 12% em relação à safra 2019-2020.

🌳🔍 AVANÇO DO GREENING PREOCUPA O CINTURÃO CITRÍCOLA
A incidência de greening chegou ao seu mais alto patamar desde que a praga foi identificada no Brasil, em 2004. De acordo com o Fundecitrus, a doença está presente em 22,37% das laranjeiras do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, o que equivale a mais de 43 milhões de árvores doentes dentre um total de 194 milhões de plantas.

… EM CINCO CIDADES A INCIDÊNCIA DA DOENÇA É ALTA
As maiores incidências de greening estão em Limeira (61,75%), Brotas (50,4%), Porto Ferreira (37,84%), Avaré (29,41%) e Duartina (26,15%). A boa notícia é que a doença diminuiu em Matão de 14,47%, em 2020, para 9,77%.

🇪🇸 CITRUS DA ESPANHA TAMBÉM DESACELERAM
A Espanha deve produzir 164,4 milhões de caixas de 40,8 kg de citrus na safra 2021-2022, uma queda de até 8% em relação à safra anterior, segundo o Ministério da Agricultura do país. Se confirmada essa projeção, o resultado será 2,1% menor que a média dos últimos cinco anos.