Se fazer alarde a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) emitiu uma nova aprovação de emergência para a aplicação do antibiótico oxitetraciclina nos pomares de citrus na Flórida e Califórnia. Produtores têm utilizado amplamente o produto para combater o greening nos pomares. Contudo, o medicamento também é utilizado para o tratamento de tuberculose em humanos, por isso seu uso nas plantações levantou preocupação quanto ao aumento da resistência a antibióticos. 

 A decisão do órgão americano é de abril de 2019, mas só foi publicada no Registro Federal em janeiro último e sequer foi divulgada pela EPA. A autorização é válida até abril na Califórnia e até dezembro na Flórida. 

De acordo com a EPA o impacto do uso do antibiótico na agricultura é “considerado insignificante” quando comparado ao nível de antibióticos usados ​​na pecuária. ” A oxitetraciclina é uma ferramenta crítica usada pelos agricultores para controlar o greening, a doença cítrica mais grave do mundo”, afirmou o comunicado.