FreshPlaza – 16/01/2017 – Produtores de citros da Flórida podem ter um novo aliado contra a doença que vem devastando os pomares.

Na busca por uma ferramenta para combater o greening, que de forma desenfreada vem devastando a indústria de citros na Flórida, os produtores podem ter finalmente encontrado uma resposta. 
“Os antibacterianos foram aplicados na maioria das plantações”, disse o produtor de Lake Wales e comissário da Flórida Citros, Marty McKenna, que possui aproximadamente 2 mil hectares de pomar que estão localizados nos condados de Polk, Higlands e Hardee. “Se a maioria das plantações estão respondendo, eu não acho que possa negar esse impacto,” afirmou McKenna.
O otimismo de McKenna veio quando o Departamento de Agricultura dos EUA divulgou recentemente sua última estimativa de safra de 2016-17. O que apresentou menos queda na produção do que nos períodos anteriores. 
“Vemos isso como um sinal positivo de que estamos ganhando terreno contra o greening e nos aproximando de uma indústria estabilizada”, disse ele. 
O último relatório representa uma melhora significativa do relatório do USDA de janeiro de 2016, que registrou uma queda de 14% na safra laranja da safra passada para 69 milhões de caixas, de sua previsão inicial de 80 milhões de caixas. Esse relatório atribuiu o declínio às maiores taxas de queda antes da colheita em uma década. 
Em março passado, o Comissário da Agricultura da Flórida, Adam Putnam, aprovou uma ordem de emergência que permite aos produtores da Flórida aplicarem três produtos antibacterianos em suas árvores, aguardando a aprovação da Agência de Proteção Ambiental dos EUA. O EPA aprovou subsequentemente o uso dos antibacterianos até 31 de dezembro, e reaprovou seu uso no dia 10 de janeiro até o fim do ano.