FreshPlaza – 02/02/2017 – A Associação Agrária de Jovens Citricultores exige que seja aprovada a moção em que apoia o setor da Andaluzia.

Asaja exigiu a aplicação da moção já aprovada na Comissão de Agricultura, Pesca e Alimentação do Senado espanhol, que incentiva o Governo a pedir à União Europeia a adoção de medidas para apoiar o setor de citrinos da Andaluzia após o acordo com a África do Sul.
A moção, aprovada em 25 de Janeiro, concorda com os requisitos propostos pela Asaja, uma vez que foi anunciado o acordo com a África do Sul, que “representa um risco econômico” para o setor citrícola espanhol, onde a Andaluzia é a segunda região mais importante, com mais de 600 mil hectares em lavouras.
A Asaja recordou numa declaração que o acordo com o país africano implica “inundar os mercados com uma fruta que não é produzida sob os mesmos padrões de qualidade, fitossanitários e de responsabilidade social aplicados na Europa e especificamente em Espanha, razão pela qual o acordo em considera-se extremamente injusto para os produtores espanhóis”. 
Além disso, a entrada de frutos que não tenham sido submetidos aos mesmos tratamentos e controlos fitossanitários representa um perigo real de propagação de doenças e pragas, o que seria absolutamente desastroso para a agricultura na UE.
A associação ressaltou que “tais moções são inúteis se as medidas estabelecidas no documento não forem verdadeiramente aplicadas, por isso esperamos que o governo tome a sério a ameaça da entrada de pragas e seja firme na defesa de nossos interesses”.
A organização agrária lembrou que, durante alguns meses, as Ilhas Baleares sofreram o impacto dos danos causados ​​pela letal Xylella fastidiosa, uma bactéria capaz de matar colheitas como azeitonas ou videiras, e que poderia causar um verdadeiro desastre para a nossa Agricultura se fosse chegar à Península “.