FreshPlaza – 14/02/2017 – Segundo o planejamento do governo, estima-se construir estufas em milhares de lares e pequenas propriedades para 4,2 milhões de limoeiros.

O governo do Uzbequistão planeja fornecer quase dois milhões de limoeiros para as famílias para que possam se alimentar e vender seus produtos, de acordo com um documento preliminar publicado para discussão pública.
O gabinete planeja criar empresas especializadas que fornecerão primeiro as mudas de citros às famílias e depois comprarão os limões para assim exportá-las.
As exportações de frutas e verduras do Uzbequistão, no valor de bilhões de dólares por ano, estão crescendo graças à forte demanda russa, segundo afirmou o governo em novembro passado, já que o país asiático se beneficiou da proibição de Moscou em importar produtos do Ocidente.
Quase dois terços da população total do Uzbequistão de 32 milhões vivem em áreas rurais e o governo enfrenta um desafio em fornecer emprego para centenas de milhares que voltaram da Rússia nos últimos anos devido a problemas econômicos.
O plano do governo, inclui fornecer para 1,07 milhões de lares e pequenas propriedades agrícolas os meios para construir estufas para 4,2 milhões de limoeiros.