G1 – 20/03/2017 – Produtores conseguem informações mais precisas e aumentam a eficiência das aplicações. Economia de água chega a 70%.

Os aplicativos de smartphones e tablets viraram instrumentos importantes para facilitar a nossa vida. É assim na cidade e no campo. Nos pomares de frutas cítricas, um aplicativo criado pelo Fundo de Desenvolvimento da Citricultura (Fundecitrus) permite calcular com mais precisão as pulverizações.O sistema foi destaque em matéria veiculada no programa Nosso Campo do último domingo (19), na TV Tem, afiliada da Rede Globo.

O pesquisador Marcelo Scapin diz que o produtor pode cadastrar a área e ter referências para saber se o volume está adequado para o controle de uma determinada praga ou doença. 

Ele conta que a economia de água é significativa, alcançando até 70%. Neimar Favaretto, que tem 317 hectares de laranja plantados em Guaraci (SP), começou a usar o aplicativo há pouco tempo. Ele destaca que agora pode fazer uma pulverização personalizada de acordo com as características de cada área.

O engenheiro agrônomo Jonas Tadeu Barbosa Junior gerencia plantações de 10 fazendas no interior de São Paulo. São 3 mil hectares só de plantação de laranja. Para ele, os aplicativos ajudam a garantir o bom uso dos defensivos.

Para assistir ao vídeo da matéria, clique aqui.