Fundecitrus – 05/01/2017 – Objetivo do material é fornecer informações que tornem o uso de defensivos mais prático, eficaz e sustentável

O Fundecitrus disponibilizou um manual de tecnologia de aplicação em citros para os profissionais que atuam no setor como citricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e administradores de propriedades. O objetivo é facilitar a aplicação dos defensivos químicos e torna-la mais eficiente,  econômica e sustentável.

Na citricultura e na maioria dos sistemas de produção agrícola, o controle químico de pragas e doenças é uma das principais ferramentas para garantir a sanidade e produtividades das lavouras. Além disso, é responsável por grande parte dos custos de produção e a tecnologia de aplicação, quando bem empregada, é uma ferramenta que contribui para redução das perdas por deriva e escorrimento, tornando essa operação menos onerosa, além de contribuir para a diminuição dos riscos à saúde humana, animal e aos recursos naturais.

“O manual te tecnologia de aplicação vem complementar os outros manuais da instituição e também o SPIF – Sistema de Pulverização integrado do Fundecitrus, possibilitando ao citricultor acesso a resultados de pesquisas e informações técnicas para uma pulverização mais eficiente e sustentável”, diz Marcelo Scapin, pesquisador do Fundecitrus e um dos autores do material.

O manual aborda os fatores para o sucesso da pulverização como os alvos biológico e químico, regulagem da máquina, momento de aplicação e as condições ambientais. Também traz informações sobre os cuidados com os equipamentos, os filtros que devem ser utilizados, escolha das pontas, a velocidade do pulverizador, calibração e volume de calda.

O material está disponível para leitura no site do Fundecitrus (http://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manuais) e a versão impressa pode ser solicitada pelo e-mail comunicacao@fundecitrus.com.br ou pelo telefone 0800 11 21 55.

Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus (SPIF)

O Fundecitrus disponibilizou aos citricultores há mais de um ano o Sistema de Pulverização Integrado do Fundecitrus (SPIF), programa que auxilia no dimensionamento de suas pulverizações, baseando-se nas pesquisas da instituição em adequação de volume de calda para o controle de diferentes doenças e pragas.

A versão web está disponível em spif.fundecitrus.com.br, assim como o download da desktop. A versão mobile pode ser baixada nas lojas de aplicativo dos celulares, ou seja, em uma “App Store”. O acesso e uso das três versões é gratuito.