Fresh Plaza 27/06/2018 – Doença que é transmitida por pulgões, segue atualmente erradicada na cidade de Valência

Especialistas do Instituto Agroflorestal Mediterrâneo da Universidade Politécnica de Valência relataram que a aplicação de enxertos de laranja doce nas amargas poderia levar ao surgimento da doença “tristeza dos citros”, atualmente erradica na cidade de Valência.
Segundo eles, “essa combinação é sensível à tristeza”. Uma doença transmitida pelo pulgão preto dos citros (Toxoptera citricida) que pode levar à morte de árvores. “Embora seja erradicada, não está descartado que ela apareça novamente”, alertam. 
Porém, caso esse revés seja superado, o que seria como uma solução para “plantar novos espécimes”, os especialistas da UPV enfatizam que “globalmente, nada acontecerá a outras árvores além daquilo que ocorre com elas agora”. Contudo, para fazer com que as laranjas causem menos problemas ao cair no chão, especialistas dizem que não haverá diferença se os enxertos forem feitos com umbigo umbilical, uma das variedades mais apreciadas por conta do seu sabor.
“Talvez as pessoas os apanhem do chão quando sabem que são bons para comer, embora preferiam não pegar, pensando que, se estão no solo, é por algo ruim, nunca sabemos como vão reagir”, dizem.
Eles insistem que seria possível obter menos frutos para cair no solo, caso os enxertos sejam feitos de outras variedades, como a clementina sangüínea ou mandarim.