Fundecitrus – 01/08/2018 – Fundecitrus cria aplicativo para auxiliar citricultor no controle das ações realizadas fora das propriedades, a intenção é combater a pior doença da citricultura

O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), criou o Sistema de controle externo de greening (Siceg), um aplicativo voltado para o gerenciamento das ações de manejo do greening realizadas nos arredores das propriedades citrícolas. O objetivo é manter o controle de uma das piores doenças da citricultura que atinge plantas de citros e reduz rapidamente sua produtividade.
Para o engenheiro agrônomo, responsável pela área de Transferência de tecnologia do Fundecitrus, Ivaldo Sala, as ações externas são fundamentais para o controle da doença. “A principal fonte de contaminação de pomares comerciais bem manejados vem de fora das propriedades, de pomares abandonados ou de murtas ou plantas de citros presentes em chácaras e quintais, nas zonas rural e urbana, que não recebem o controle recomendado”, afirma. “O psilídeo, inseto transmissor do greening, vive e se reproduz nessas árvores e, por conseguir percorrer grandes distâncias, migra e ameaça os pomares comerciais”, completa.
A ferramenta Siceg, permite o cadastro, mapeamento e georreferenciamento das plantas de citros e murtas localizadas ao redor da propriedade citrícola que servem como fonte de contaminação do greening, além de relatar a distância que essas árvores se encontram dos pomares e se recebem algum tipo de controle da doença, como, substituição por outras plantas frutíferas e ornamentais, pulverização, entre outros. O aplicativo também fornece um relatório de todas as ações lançadas. 
“O siceg vai de encontro à intensificação das ações contra o greening lideradas pelo Fundecitrus e é uma ferramenta tecnológica extremamente importante para o gerenciamento e acompanhamento da eficiência do trabalho”, diz Sala.
O aplicativo é gratuito e está disponível para os sistemas Android e IOS. Depois de realizar o download, é necessário entrar em contato com o Fundecitrus para cadastro de login e senha pelo 0800 112 155.