Fresh Plaza – 20/08/2018 – Autoridades colombianas anunciaram abertura de mercado para as frutas cítricas argentinas, como parte do avanço de aprofundamento dos acordos comerciais em vigor

Com um amplo plano para abrir o mercado bilateral, que se estende à exportação de serviços, as autoridades da Colômbia e da Argentina além de exportarem laranjas, limões e alho argentino, incluíram também tangerinas. 
Segundo o presidente do Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (SENASA), Ricardo Negri, “o trabalho permanente entre nossos serviços de saúde e as garantias oferecidas pelo sistema de certificação da Argentina nos permitiram alcançar esse resultado que oferece boas possibilidades para um produto genuíno das economias regionais.”
A aprovação acordada com o (SENASA), dos requisitos fitossanitários para a importação de mandarinas da Argentina, foi publicada em 8 de agosto pelo Instituto Colombiano de Agricultura (ICA).
Em maio, a Colômbia abriu seu mercado para laranjas, limões e alho da Argentina. Enquanto o mercado argentino, por sua vez, nos últimos meses abriu seus produtos colombianos, como abacaxi, banana, entre outros.
Os serviços de saúde dos dois países já adiantaram que estão avançando com os requisitos fitossanitários para que a Argentina possa importar lima colombiana e outros produtos.
A Argentina ocupa o nono lugar como fornecedora de alimentos no mercado colombiano. Para a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), o comércio entre os dois países, no período de 2000 a 2008, foi favorável para o estado meridional. 
“Tanto o saldo total como o agroindustrial são excedentes para a Argentina no comércio com a Colômbia”, disse a Agroindústria. No ano passado, a argentina exportou cerca de 510.275 toneladas de produtos agroindustriais para o mercado colombiano, num total de US$ 208 milhões, o equivalente a R$ 825 milhões.