Fresh Plaza – 26/09/2018 – Produção de frutas está sendo recuperada e equilíbrio entre oferta e demanda é previsto

O relatório referente à capacidade da colheita de frutas cítricas da comunidade Valenciana para a safra 2018/19 apresentado na terça-feira passada (18/09) pelo Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Ambiente (MAPAMA) da Espanha, mostra que houve um aumento de 22,9% na produção em relação ao ano passado.
Apesar desse aumento, as previsões atuais de produção são 1,5% menores do que as registradas nas duas últimas safras. É possível analisar e chegar à conclusão de que no ano passado a colheita cítrica valenciana foi moderada e nessa nova temporada de safra a produção estará em concordância com a realidade citrícola.
O presidente da Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA), Cristóbal Aguado, comenta que “não podemos ser cegos de qualquer forma por números que podem ser um pouco diferentes, caso não seja devidamente examinada dentro da situação que apresentou ambos os mercados e as condições e características especificas de que a situação da produção é equilibrada”, continuou, “as condições são propícias se fizermos o trabalho corretamente”, finalizou.
Para a associação, a seca foi uma das dificuldades que resultou na redução dos volumes de produção de outras frutas e legumes que competem diretamente com os citrinos espanhol em mercados europeus, com isso o interesse de compradores por laranjas e tangerinas espanhóis deverá ser aumentado, suprindo as lacunas pelo declínio de outros produtos.