IEG Vu – 15/10/2018 – A primeira estimativa para a safra 2018/2019 prevê que sejam produzidas 79 milhões de caixas de 40,8 quilos

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), divulgou na última sexta-feira (12), a previsão referente a safra 2018/19 de laranja da Flórida. As primeiras estimativas mostram que o país norte-americano terá um aumento de 76% na produção atingindo a marca de 79 milhões de caixas de 40,8 quilos, ultrapassando o volume da última safra que fechou em 45 milhões de caixas de 40,8 quilos.
Estão compostas nas estimativas cerca de 34 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranjas variadas, no início e no meio da estação, e cerca de 45 milhões de caixas de 40,8 quilos de laranjas Valência. Segundo o relatório, o tamanho do fruto está abaixo do mínimo projetado, a previsão é de 255 frutas por caixa, uma queda de 26% em relação ao volume da safra passada.
Segundo o diretor-executivo da Flórida Citrus Mutual, Michael Sparks, “os produtores continuam a mostrar resiliência e um compromisso de replantar e recuperar a indústria”, continua, “tem sido um ano muito difícil para os produtores, sem dúvida, e é bom ouvir que a produção para esta temporada deverá ser alta. Estou otimista de que é apenas o começo para a safra 2018/19 e que a indústria cítrica da Flórida voltará a sustentabilidade”.
O diretor-executivo do Departamento de Citrus da Flórida (FDOC), Shannon Shepp, também comentou, “estamos tão satisfeitos quanto o possível para nossos produtores ouvirem notícias positivas que não ouvem há muito tempo. Depois de combater o greening por tanto tempo e atravessar o furacão Irma na última temporada, a previsão de hoje significa que realmente podemos estar em um caminho para a recuperação”.
Já o presidente da Comissão de Citrinos da Flórida, Ellis Hunt, acrescentou que “o aumento da safra é uma recompensa pelo cuidado que os produtores estão proporcionando às suas árvores. Quase voltar aos níveis de produção de apenas alguns anos atrás mostra que estamos nos movendo na direção certa e colocando as práticas adequadas de cuidados no lugar”.