Aumento na queda de frutos e problemas climáticos podem reduzir a produção de laranjas da variedade Valência na Flórida. “Condições climáticas, com temperaturas muito quentes, clima secas e ventos fortes, estão estressando as árvores que já sofrem com os efeitos do greening. Com isso, estamos vendo uma alta porcentagem de queda de frutas”, explicou  McAvoy o coordenador do Instituto de Ciências Alimentares e Agrícolas da Universidade da Flórida (UF / IFAS), Gene McAvoy. 
De acordo com o pesquisador, o fenômeno foi notado em fevereiro, mas realmente se intensificou na segunda quinzena de março e abril, levando muitos produtores a perderem até 50% de seus frutos antes que possam ser colhidos. “Além disso, a fruta começou a secar na árvore e contém menos suco. Ou seja, estamos perdendo também qualidade”, ressalta. 
O vice-presidente executivo da Gulf Citrus Growers Association, Steve Smith, concordou com McAvoy. “Conversei com vários produtores que estão sofrendo com fortes quedas de frutos”, diz. 
A última estimativa de safra divulgada pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), apontou uma produção de 41 milhões de caixas de 40,8kg, de laranjas da variedade Valência.