Fresh Plaza – 05/11/2018 – Cerca de 49 milhões de caixas de laranja compõem o primeiro carregamento da safra 2018/19, número é menor se comparado ao da safra passada

Agora no início do mês de novembro, o navio Humbold, atracado em PortCastelló na Espanha, levará o primeiro carregamento cítrico da safra 2018/2019 de Castellon aos Estados Unidos. O carregamento é composto por cerca de 49 milhões de caixas de 40,8 quilos, principalmente da variedade de laranja Marisol. 
Em nota o Frigoríficos de Castellón (Fricasa), afirma que “em números, o carregamento foi um pouco menor se comparado com o primeiro realizado na safra passada”. 
Nos últimos anos com a crise econômica e a introdução de medidas protecionistas buscando defender os interesses dos produtores locais, as exportações de cítricos de Castellon para os Estados Unidos foram reduzidas. Ao longo de 2017, a região de Castellon exportou cerca de 14,1 milhões de euros, o equivalente e R$ 54,4 milhões em citrinos para os EUA, 14,8% menos de um ano antes. O resultado foi que o país ficou em 12º lugar no ranking dos maiores destinos. Já em 2010, as exportações valeram 42,3 milhões de euros, o equivalente a R$ 178,2 milhões.
Ainda segundo a Fricasa, um navio partirá para os Estados Unidos a cada dez dias, até dezembro. O objetivo é manter o mercado como número um em destino comercial para os citrinos de Castellon.