Folha de Londrina – 03/12/2018 – Levantamento apontou queda de 7% na área total de plantio de frutas; área de citros diminuiu 8%

Um levantamento realizado recentemente pelo Departamento de Economia Rural da Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná (Deral/Seab), apontou diminuição na área total de pomares no estado do Paraná. Segundo o relatório, o estado tem atualmente 57,7 mil hectares de pomares variados, uma queda de 7% se comparado a 2015. A citricultura, que representa cerca de 40% da área de frutas do Estado, 54% da produção e 29% do Valor Bruto da Produção, registrou diminuição de 8% na área plantada no ano passado, que agora gira em torno de 22,5 mil hectares. Apesar da retração na área, a produção de citros cresceu 12% no comparativo ao ano anterior e fechou em 847 mil toneladas. 
“O Estado inclusive voltou a produzir mudas. A citricultura tem esses resultados positivos justamente devido à congregação de esforços das cooperativas do Estado com o governo do Paraná”, analisa o engenheiro agrônomo do Deral, Paulo Andrade.
Já quando se fala da produção total de frutas, houve uma queda de 11,2% no mesmo período, com volume total de 1,5 milhão de toneladas no ano passado. O levantamento também apontou que o Valor Bruto de Produção (VBP) da fruticultura foi de R$ 1,6 bilhão em 2017, o que representa apenas 1,9% do montante total de R$ 85,3 bilhões do agronegócio paranaense.