Fresh Plaza – 15/05/2019 – Comissão Europeia interceptou os carregamentos para a UE. Foram dois no mês de março, e outros cinco em abril, todos da Tunísia

A inspeção fitossanitária realizada pela Comissão Europeia na fronteira, encontrou pela primeira vez em sete lotes de frutas cítricas exportadas da Tunísia para a União Europeia, a doença conhecida como pinta preta dos citros. Para a Associação Valenciana de Agricultores (AVA-ASAJA), tudo indica que a doença chegou ao Mediterrâneo.
A pinta preta dos citros, também conhecida como mancha preta dos citros, é um fungo que causa grandes danos às culturas cítricas, como, mancha nas cascas, impossibilitando nas vendas das frutas frescas. A presença deste fungo no Mediterrâneo representa uma ameaça para a indústria cítrica.
De acordo com a (AVA-ASAJA), a Comissão Europeia interceptou dois carregamentos no mês de março, e outros cinco em abril, todos da Tunísia. Ainda segundo a entidade, o Egito é um dos países onde recentemente houve um aumento significativo nas exportações de citros para a Europa.