Fresh Plaza – 09/08/2019 – O posicionamento tomado pelo Instituto Agrícola Colombiano (ICA) é referente as exportações para a Europa

Por meio de um comunicado oficial dirigida à Comissão Europeia, o Instituto Agrícola Colombiano (ICA), confirmou que a Colômbia iniciará a implementação das novas medidas de proteção necessárias para impedir a introdução de pragas no território europeu.
O comunicado solicita que a nova exigência fitossanitária não fosse aplicada para os limões azedos. O pedido foi feito pois a Colômbia exporta grandes volumes desses produtos para países altamente importantes no regulamento para importar espécies de frutas que hospedam a mosca da fruta, que não tem requisitos fitossanitários para os limões azedos.
Além disso, o país não recebeu nenhuma notificação de interceptação referente a praga ou rejeição de remessas até o momento.
O ICA responde às demandas dos mercados internacionais com um trabalho articulado entre os exportadores, o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, o Ministério do Comércio, Industria e Turismo, e a Delegação da União Europeia na Colômbia, a fim de cumprir com a Política Fitossanitária, que são as medidas para potencializar as oportunidades de negócio na Europa.